sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nada óbvio esse obtuso.

Eu tenho uma enorme preguiça de profissional que fica tentando se reafirmar pela internet, e fico até sem graça de admitir que o fotógrafo (não todos, claro) é, em disparada, o profissional mais pé no saco nesse quesito. Eu sou fotógrafa, mas já perdi a conta de quantas vezes tive que me desmarcar desses "protestos" pela valorização da profissão no Facebook. Hoje mesmo, acordei e vi que tinha sido marcada em um texto enorme, que já no primeiro parágrafo me fez dar três longos bocejos - "bábláblá eu paguei não sei quanto no meu equipamento, blábláblá eu trabalho não sei quantas horas editando fotos, blábláblá eu tenho que ficar correndo atrás do seu filho nas festinhas de aniversário, blábláblá joguem confete em mim". Uma palavra pra definir perfeitamente essa atitude : tédio.
Concordo que é um saco cliente pechinchando, mas quem disse que isso é um mal exclusivo de fotógrafo? Quem nunca deu aquela pechinchadinha na vida? Já disse que concordo: é irritante, é cansativo, mas é um direito do cliente tentar economizar, pombas! E o fotógrafo tem o direito de não baixar o seu preço e de não pegar o serviço caso se sinta desvalorizado, é tão simples criançada amiga que eu não entendo porque tanto bafafá. Agora se o fotógrafo é tão sem paciência assim, ele pode evitar esse martírio de uma maneira mais eficaz do que fazendo compartilhamentos no Facebook... E eu só sei que pra ser mais eficaz é preciso ser mais direto, se para o profissional não é suficiente a liberdade de dizer não. Porque na boa, fotógrafo que fica com esse chororô eterno na iternet não quer ser valorizado, quer dar autógrafo.

***

Sobre um outro mimimi fixo que envolve fotografia: "Hoje em dia qualquer um pode ser fotógrafo". Ué, que eu saiba fotografia é uma profissão como outra qualquer, e não uma profecia que nego precisa nascer pré-destinado pra fazer... Tipo, o que eu precisava ter pra ser fotógrafa? Chagas na testa? Sério, eu achei que bastava estudar, correr atrás de experiência, lutar, investir ( emitir nota fiscal u.u') essas coisas aí... Não? Ok. Vou ali conversar com nossa senhora de Fátima pra ver se a  minha missão nessa terra ta em algum dos seus segredinhos, porque né, não to afim de blasfemar contra os deuses da ~ arte de escrever com a luz ~


Nenhum comentário:

Postar um comentário